sábado, 29 de novembro de 2008

Sobre os games Atuais

Nem tanto hardcore como usaf nem tão causal quanto wiiplay.
[Este post é longo mais vale a pena]

Como assim ?

Atualmente muitas pessoas vão aos jogos esperando encontrar realidades alternativas perfeitas. isso não é bom. o mercado de games veio caindo muito de uns tempos pra cá, principalmente no brazil, pra quem acha que o play2 faz a festa , fica somente o fato de que as pessoas compram somente e o console e pegam os jogos de graça nas feiras pagando apenas pelas mídias. e pra quem acha que isso é bom, vale lembrar tb que 80% só usa o play "1 ou 2 " pra jogar winning eleven. motivo ? "É futibol" e "Não é complicado de aprender" como o CS 1.6 , sempre tem alguem por perto que te ensina a jogar. já jogos como need for speed, GTA e o antigo mas sempre memorável "Driver" são jogos que tinham modos de jogos ótimos, mas as pessoas só conseguiam jogar o sistema "freeplay" aonde vc corre livremente pelas cidades fazendo merda á vontade :P

Motivo ? sem saber inglês muitos nunca conseguiriam sequer realizar as primeiras tarefas.

Legal ... mas e o kiko ? bom ultimamente os Vg´s passaram por uma série de fases, sendo que eu resolvi usar essa img aqui pra ilustrar :




Vamos seguir a linha de complexidade do Eduardo :

Atari 2600/5200 = Os jogos são muito diretos e pouqíssimo ambientais, vc controlava algo que te diziam que parecia com outra coisa, qualquer pessoa pode jogar.

Nes = os jogos aumentaram a ambientação e propuseram gráficos melhorados, os jogos são em sua quase totalidade bem simples, qualquer pessoa pode jogar.

Genesis/Megadrive/Snes = um gráfico surpreendente, jogos com uma nova e maior complexidade, explorando os botões extras dos controles ambientação muito melhorada por conta dos novos sons e das cores mais profundas , primeiras experiências com planos tridimensionais efetivos. muitas pessoas podem jogar.

Ps1/PSx = Gráficos tridimensionais completos, soms relativamente perfeitos, imagems capazes de um fotorealismo limitado. com mais botões, uma ambientação ainda melhor foi permitida, uma complexidade de jogo maior foi feita. passo ua ser nescessário aprender a jogar o jogo. com isso, predominam os jogos em que não é nescessário aprender a jogar em sua totalidade, como : Metal Slug, GTA, crash bandicoot e o supremo winning eleven. devido a maior complexidade, Poucas pessoas jogam a maioria dos jogos.

N64 = Gráfios tridimensionais em bem dizer todos os jogos, soms ótimos e um controle que parece uma mão . a mesma coisa de cima, porém mais jogos com complexidade baixa, devido ao público alvo do console. ainda assim, Poucas pessoas jogam a maioria dos jogos.

Ps2 = Gráficos ótimos, soms melhores do que nunca. neste ponto ou o jogo era estúpidamente simples ou terrivelmente complexo. os Rpgs dominam para quem gosta de jogos com enredo. os emuladores fazem uma festa levando ás pessoas de volta ao nes/snes/mega drive/master system muito pouca gente jogando a maioria dos jogos. bem dizer o público de video-games caiu pra menos de 1/4 do que existia antigamente, sem pirataria, bem dizer ninguem teria um console atualizado e muito menos jogos . apenas jogos sem complexidade são jogados constantemente pela maioria do público, os rpg´s dominam mas para uma quantidade muito pequena de pessoas , isso se comparado á gama de jogadores da geração nes/snes . o mercado de jogos encolheu, apesar de ter se tornado mais rentoso. em países de terceiro mundo, muito poucas pessoas jogam.

ps3/360 = Evolução da evolução, tudo dos outros em dose maior, imcluindo os problemas. jogos sensacionais , porém os jogadores se extressam mais do que se divertem com os jogos, devido á complexidade reforçada, a procura pelos jogos tornou eles um cículo vicioso : um jogo bonito tende a estar mais complexo do que um outro mais simples, o que faz com que as pessoas olhem para os jogos "legais" e desanimem de jogar video-game por conta de não dominarem logo de início os jogos. nos primeiros 15 ~30 minutos é que uma pessoa escolhe se vai ou não continuar jogando algo. depois de se frustar ela desiste de jogar um determinado jogo. uma pessoa comum, pelo menos. MUITO POUCAS PESSOAS JOGAM.

wii = Enxergando o óbvio (somente "pófretias" enxergam o óbvio) a Nitendo resolveu dar uma cartada : inovar na jogabilidade deixando ela mais simples ( segura e balança! ) e propondo desafios que fazem vc pensar que há alguma dificuldade. sucesso absoluto, as pessoas estão de volta. MUITAS PESSOAS JOGAM.

==================================================================

Ponto aqui uma coisa ficou provada, com certeza jogos simples fazem sucesso, mas o pessoal exagerou. quem puder ver jogos como Wiiplay , Alvin e os esquilos e outras porcarias vai perceber que muita gente tá fazendo jogos simples demais... isso afunda.

Por outro lado os jogos antigos fazem tanto sucesso que as companias resolveram vender "emuladores" na Virtual console e na Xbox live. Emfim, quando tudo parecia estar perdido , finalmente enxergam que os melhores jogos eram os antigos. resultado disto ? vejam estes vídeos :




E olha o megaman aqui de volta (literalmente) :




Lembra do street Fighter ? olha só ...




Finalmente meu preferido, bionic commando, (deve aparecer um trailer antes) :P



Acho que finalmente aprenderam a lição hehehehe

Quanto ao Usaf lá do começo do post? é uma referência ao Jane´s USAF simplismente o jogo mais complexo e realista de simulação de vôo que eu já vi, um porre de ruim pra quem quer se divertir sem ter de gartar no mínimo uma semana inteira aprendendo a jogar.

dois jogos, dois extremos, apenas quem ficar no meio vencerá.

Nenhum comentário: